quarta-feira, 30 de maio de 2012

Frutos, Sementes e Germinação

Fruto maduro tem coloração vermelha.
     A grande dificuldade em obter sementes desta palmeira resume-se ao fato de que a Chambeyronia M. chega a sua maturidade somente após 8 a 10 anos de vida, e só então dará frutos. Além disso, os frutos da palmeira devem ser colhidos quando maduros, ou seja, quando estiverem vermelhos e começarem a cair dos cachos. Entretanto, é fundamental a concepção de que as sementes colhidas no chão tem chance menor ou nula de germinar. O fruto vermelho é mais ou menos de forma redonda e próximos de 4,6 cm de comprimento.
   
      Outro fato a ser destacado, é que as sementes de palmeira perdem o poder de germinação se armazenadas por muito tempo. Se for guardar as sementes, utilize ambiente escuro e seco.


semente (germinação).
     A polpa deve ser retirada, pois inibe a germinação. Retire a polpa deixando a semente de molho em água, diariamente renove a água para não fermentar; faça isso de 6 a 8 dias. Após, passe-as numa peneira até que fiquem limpas.
 
     A alta umidade é fator essencial depois da realização da semeadura. Neste sentido, em locais abertos a chuva periódica é benéfica à criação e manutenção da referida umidade, favorecendo assim à germinação. Em locais ou em períodos secos, a rega ou irrigação regular diária se faz necessária.

        Para desenvolvimento das sementes é possível a remoção do endocarpo (região do fruto que protege a semente), e então, colocá-las em um local propício e adequado, protegido de intempéries e coberto com uma fina camada de terra. Aproximadamente após dois meses as sementes começam a germinar, entretanto o tempo de germinação pode ser superior. Há possibilidade de a germinação acontecer em tempo inferior, o que dependerá de aclimatação ou ambiente propício ao desenvolvimento, bem como da qualidade e poder de germinação da semente. Note que a germinação das sementes é irregular, tendo variações de tempos na casuística.

mudas recém germinadas em sementeiras.
       O ideal é realizar o plantio das sementes em sementeira (foto ao lado). O calor e umidade são primordiais.  Se o canteiro secar, a germinação é interrompida. Necessário ressaltar que em regiões frias indica-se o plantio em estufas ou locais protegidos.

      Quando as mudas estiverem com 2 a 3 folhas pode-se iniciar o transplante. O trabalho deve ser feito na sombra, cuidado com o sol pleno, pois estas palmeiras, quando novas, não são resistentes ao sol forte. ATENÇÃO: a C. Macrocarpa é tida como uma palmeira sensível a transplantes.

Inflorecência.
      Embora as sementes e exemplares sejam de difícil acesso à compra em floriculturas e viveiros, sendo uma palmeira, ainda, rara no Brasil, seu cultivo torna-se gratificante aos apreciadores do paisagismo e das palmeiras, pois sua beleza, quando adulta, é ímpar. Além disso, é uma planta que por ter crescimento lento, nos ensina e instiga a praticar a grande arte da "paciência", que em nossa sociedade tornou-se tão raro quanto esta bela e exótica palmeira.

     Conforme relatado no fórum do sítio da Association Fous de Palmiers, situado na França, pelo membro Olivier, há diferenças nas sementes da Chambeyronia Macrocarpa. Este é um fato interessante, visto que embora pertencentes a mesma espécie, suas variedades produzem sementes diferenciadas.

http://www.fousdepalmiers.fr/html/forum/viewtopic.php?f=55&t=8415
      Na foto suprapostada podemos verificar quatro sementes lisas, que caso germinadas, resultarão na variedade melancia da Chambeyronia Macrocarpa, e à esquerda 2 sementes chambeyronia macrocarpa.

      Em que pese existir esta informação, este relato é isolado. Não foram achados outras matérias e fotos neste sentido.


4 comentários:

  1. Interessante, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. boa noite! onde posso encontrar para vender sementes desta palmeira

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho ela em casa, é linda, antes dos frutos ficarem vermelhos e depois , tenho fotos no meu face, por isso parei aqui, pois estava pesquisando qual seria o nome da palmeira.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho ela em casa, é linda, antes dos frutos ficarem vermelhos e depois , tenho fotos no meu face, por isso parei aqui, pois estava pesquisando qual seria o nome da palmeira.

    ResponderExcluir