A necessidade de criar este blog originou-se na dificuldade em adquirir informações em livros e, inclusive, pela internet sobre o cultivo e características desta palmeira, principalmente no Brasil, bem como fazer com que mais pessoas cultivem esta exótica palmeira.
Meu primeiro contato com esta palmeira se deu em 2011, após 1 ano de pesquisas e buscando cultivadores. O único local que na época disponibilizava a venda desta bela palmeira era o Viveiro Alhambra, localizado no interior de SP, do proprietário Paulo Gama, especializado em palmeiras.
Na época comprei uma muda de 50 cm aproximadamente, que foi cultivada no inverno dentro de casa, em frente a uma janela, recebendo sol pelo final de tarde. Até então, vinha se desenvolvendo bem, mesmo com as pontas das folhas queimadas. Entretanto ao chegar o verão, por falta de conhecimento, levei a muda da palmeira ao exterior da casa, deixando diretamente ao sol. O resultado foram folhas queimadas e a necessidade de realocá-la para um local com sombra, ou seja, voltei a deixar dentro de casa. Infelizmente, por diversos motivos, mas principalmente pela falta de conhecimentos para o seu cultivo, futuramente vim a perder esta planta, que já estava bem machucada pelo sol.
foto da muda antes de levar ao sol direto. |
muda camberônia abrindo as folhas em pleno inverno. |
A Palmeira Camberônia, quando nova, é muito sensível; suas folhas não
resistem ao sol forte, bem como necessitam ser criada em meia-sombra,
pois a falta de sol pode levá-las a sucumbir. Por isso, é necessário certo
cuidado com esta planta quando nova, principalmente achando um local em
que ela possa se desenvolver até seu amadurecimento, ou até criar maior
resistência a temperaturas adversas (sol forte, geadas, vento, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário