quarta-feira, 30 de maio de 2012

Frutos, Sementes e Germinação

Fruto maduro tem coloração vermelha.
     A grande dificuldade em obter sementes desta palmeira resume-se ao fato de que a Chambeyronia M. chega a sua maturidade somente após 8 a 10 anos de vida, e só então dará frutos. Além disso, os frutos da palmeira devem ser colhidos quando maduros, ou seja, quando estiverem vermelhos e começarem a cair dos cachos. Entretanto, é fundamental a concepção de que as sementes colhidas no chão tem chance menor ou nula de germinar. O fruto vermelho é mais ou menos de forma redonda e próximos de 4,6 cm de comprimento.
   
      Outro fato a ser destacado, é que as sementes de palmeira perdem o poder de germinação se armazenadas por muito tempo. Se for guardar as sementes, utilize ambiente escuro e seco.


semente (germinação).
     A polpa deve ser retirada, pois inibe a germinação. Retire a polpa deixando a semente de molho em água, diariamente renove a água para não fermentar; faça isso de 6 a 8 dias. Após, passe-as numa peneira até que fiquem limpas.
 
     A alta umidade é fator essencial depois da realização da semeadura. Neste sentido, em locais abertos a chuva periódica é benéfica à criação e manutenção da referida umidade, favorecendo assim à germinação. Em locais ou em períodos secos, a rega ou irrigação regular diária se faz necessária.

        Para desenvolvimento das sementes é possível a remoção do endocarpo (região do fruto que protege a semente), e então, colocá-las em um local propício e adequado, protegido de intempéries e coberto com uma fina camada de terra. Aproximadamente após dois meses as sementes começam a germinar, entretanto o tempo de germinação pode ser superior. Há possibilidade de a germinação acontecer em tempo inferior, o que dependerá de aclimatação ou ambiente propício ao desenvolvimento, bem como da qualidade e poder de germinação da semente. Note que a germinação das sementes é irregular, tendo variações de tempos na casuística.

mudas recém germinadas em sementeiras.
       O ideal é realizar o plantio das sementes em sementeira (foto ao lado). O calor e umidade são primordiais.  Se o canteiro secar, a germinação é interrompida. Necessário ressaltar que em regiões frias indica-se o plantio em estufas ou locais protegidos.

      Quando as mudas estiverem com 2 a 3 folhas pode-se iniciar o transplante. O trabalho deve ser feito na sombra, cuidado com o sol pleno, pois estas palmeiras, quando novas, não são resistentes ao sol forte. ATENÇÃO: a C. Macrocarpa é tida como uma palmeira sensível a transplantes.

Inflorecência.
      Embora as sementes e exemplares sejam de difícil acesso à compra em floriculturas e viveiros, sendo uma palmeira, ainda, rara no Brasil, seu cultivo torna-se gratificante aos apreciadores do paisagismo e das palmeiras, pois sua beleza, quando adulta, é ímpar. Além disso, é uma planta que por ter crescimento lento, nos ensina e instiga a praticar a grande arte da "paciência", que em nossa sociedade tornou-se tão raro quanto esta bela e exótica palmeira.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Taxonomia


Chambeyronia macrocarpa (Arecaceae) - CLASSIFICAÇÃO

Chambeyronia Macrocarpa em um jardim
Reino: Plantae - Plantas
Subreino: Tracheobionta - Plantas Vasculares.
Superdivisão: Spermatophyta - Plantas com Sementes. 
Divisão; Magnoliophyta - Plantas com Flor.
Classe: Liliopsida - Monocotiledôneas.
Subclasse: Arecidae.
Ordem: Arecales.
Família: Arecaceae - Ramos.
Gênero: Chambeyronia Viell.
Espécie: macrocarpa (Brongn.) Vieill. ex Becc. - Palm. Vermelha

(Moore, HE e Uhl NW 1984 As palmas indígena da Nova Caledônia Allertonia 3 (5):... 313-402.)

C. Macrocarpa variedade "melancia"

 Sinônimos:

Kenta lindenii
Kentia Luciani
Kentia macrocarpa
Kentia rubricaulis
Kentiopsis macrocarpa

Nomes comuns:

Palmeira Lança-Chamas
Palmeira Pena-Vermelha
Palmeira Folha-Vermelha

Relatório

     A necessidade de criar este blog originou-se na dificuldade em adquirir informações em livros e, inclusive, pela internet sobre o cultivo e características desta palmeira, principalmente no Brasil, bem como fazer com que mais pessoas cultivem esta exótica palmeira.
      Meu primeiro contato com esta palmeira se deu em 2011, após 1 ano de pesquisas e buscando cultivadores. O único local que na época disponibilizava a venda desta bela palmeira era o Viveiro Alhambra, localizado no interior de SP, do proprietário Paulo Gama, especializado em palmeiras.
       Na época comprei uma muda de 50 cm aproximadamente, que foi cultivada no inverno dentro de casa, em frente a uma janela, recebendo sol pelo final de tarde. Até então, vinha se desenvolvendo bem, mesmo com as pontas das folhas queimadas. Entretanto ao chegar o verão, por falta de conhecimento, levei a muda da palmeira ao exterior da casa, deixando diretamente ao sol. O resultado foram folhas queimadas e a necessidade de realocá-la para um local com sombra, ou seja, voltei a deixar dentro de casa. Infelizmente, por diversos motivos, mas principalmente pela falta de conhecimentos para o seu cultivo, futuramente vim a perder esta planta, que já estava bem machucada pelo sol. 
     
foto da muda antes de levar ao sol direto.

muda camberônia abrindo as folhas em pleno inverno.
       A Palmeira Camberônia, quando nova, é muito sensível; suas folhas não resistem ao sol forte, bem como necessitam ser criada em meia-sombra, pois a falta de sol pode levá-las a sucumbir. Por isso, é necessário certo cuidado com esta planta quando nova, principalmente achando um local em que ela possa se desenvolver até seu amadurecimento, ou até criar maior resistência a temperaturas adversas (sol forte, geadas, vento, etc).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Informações Gerais

Em um ano podem abrir até 5 folhas.

     ...Chambeyronia Macrocarpa, conhecida popularmente como PALMEIRA LANÇA CHAMAS, PALMEIRA FOLHA VERMELHA, CAMBERÔNIA é da família das Arecaceae, e origina-se do Continente Australiano, precisamente na Ilha da Nova Caledônia. É encontrada em florestas úmidas abaixo de 800 metros de altitude. Esta é uma das duas espécies de Chambeyronia na Nova Caledônia, a outra, Chambeyronia lepidota, é encontrada no nordeste da Nova Caledônia.
   
         Esta palmeira pode resistir a geadas por períodos curtos de tempo, e até a algumas temperaturas negativas (aproximadamente -4ºC). Adapta-se a regiões tropicais e subtropicais. Conforme temperaturas registradas na Nova Caledonia, acredita-se que a temperatura ideal fique entre 14ºC e 30ºC.
        Descobriu-se nessa planta há uma década ou duas, que é uma excelente palmeira para interiores, pois além de se desenvolver em meia sombra, tem um crescimento considerado lento ou moderado, dependendo do ambiente. Além disso, as palmeiras também são recomendáveis para dentro de casa, pois elas agem como um umidificador natural e desintoxicante, eliminando monóxido de carbono e substituição do ar com oxigênio fresco.

CHAMBEYRONIA MACROCARPA.
        É uma belíssima palmeira, e tem como atrativo principal suas folhas, que quando novas tem coloração vermelha (tons variam). Esta coloração avermelhada, pode durar de 1 semana até 1 mês em palmeiras maduras, segundo relatos.

       Fácil cultivo, embora prefira solos úmidos e bem drenados, há que se cuidar para não encharcar o solo; seu plantio pode ser feito a pleno sol, entretanto mudas jovens devem ser protegidas do sol direto (experiência própria, pois em momento infeliz coloquei uma muda nova em pleno sol, no verão, e suas folhas queimaram rapidamente).

       Seu ciclo de desenvolvimento é lento, e por isso, só inicia sua floração e produção de frutos após 8 a 10 anos de vida, dependendo do ambiente. As folhas são arranjadas em espiral na haste e são pinadas, o que significa que a folha é dividida em vários folhetos que estão dispostos ao longo do comprimento da nervura ou ráquis da folha. As folhas são de até 4 m de comprimento e tem uma haste que pode ser de até 45 cm de comprimento. Cada folha é feita até 37-40 folhetos que pode ser de até 1,5 m de comprimento e 7,3 cm de largura. A inflorescência ramificada é produzido na base do palmito e pode ser de até 50 cm de comprimento. Esta espécie de palmeira é solitária e monóica. O fruto vermelho é mais ou menos de forma redonda e é de 4,6 cm de comprimento.
      Portanto é uma palmeira fantástica, de porte extraordinário e de enorme valor e efeito paisagístico, inclusive. Em seu habitat natural, e até mesmo em ambientes parecidos a este, pode chegar a altura de aproximadamente 20 metros ou mais, porém no Brasil sua altura aproxima-se da metade, ou seja, entre 8 a 12 metros.