quarta-feira, 11 de julho de 2012

CLIMA DA REGIÃO ONDE A PALMEIRA É CULTIVADA E SUA LOCALIZAÇÃO

    LOCALIZAÇÃO  
 
     Porto Alegre é a Capital do Estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Tem uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande afluente, o Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

  CLIMA

    O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido (Cfa, segundo Köppen), tendo como característica marcante a grande variabilidade. A presença da grande massa de água do lago Guaíba contribui para elevar as taxas de umidade atmosférica e modificar as condições climáticas locais, com a formação de microclimas. O contínuo processo de cobertura da superfície do terreno por edificações e calçamento também gera microclimas específicos, observando-se até 4°C de variação térmica nas diferentes regiões da cidade. As chuvas são bem distribuídas, com a média anual permanecendo em torno de 1.300mm. Segundo a BBC Weather o mês mais chuvoso é setembro, com média de 132 mm, e o mais seco é novembro, com 79 mm. Janeiro e fevereiro têm a temperatura média mais alta do ano, chegando a 31°C, e junho e julho a mais baixa, com 9°C. Contudo, outras fontes dão dados diferentes. A umidade relativa do ar média é de 76%. A ocorrência de neve é muito rara, mas as geadas ocorrem algumas vezes durante o ano.
    
     O Estado do Rio Grande do Sul, , que faz divisa com Argentina e Uruguai, abrange as quatro estações do ano, em que pese haja grandes oscilações de temperaturas, que acabam gerando dificuldades em se definir a estação, ou definindo-a, nem sempre o clima condiz com a mesma. Este ano (2012), por exemplo, o inverno teve máxima de 30ºC.
 -------------------------------------------
_Média de 19,5ºC._


*Outono (março a junho/julho)
Entre 10ºC e 25ºC.
*Inverno (junho/julho a setembro)
Entre 2ºC e 20ºC.
*Primavera (setembro a dezembro)
Entre 15ºC e 30ºC.
*Verão (dezembro a março)
Entre 25ºC e 35ºC.

----------------------------------------------

Extremos climáticos e tempo severo 

     As temperaturas extremas podem chegar a -4ºC e 40ºC, porém, sendo fatos isolados. As chuvas, ás vezes, fogem a normalidade e podem chegar a 100 mm em uma hora, ou 50 mm em um dia, o que acarreta alagamentos em alguns pontos da cidade. Um dos fenômenos ocorrentes no Rio grande do Sul é o El Niño, como consequência são notados enchentes em certos pontos. O furacão Catarina é outro fenomeno já presenciado pelos gaúchos, porém é ocorrência rara. Outro fato natural já presenciado são os tornados, porém nos últimos anos não há registros.

Desenho da geografia de Porto Alegre.
        Eventualmente há temporais e registros de ventos que chegam à 100 km/h. Ventos fortes acontecem todo o ano na região, inclusive em Porto Alegre, com fortes rajadas. Por fim, a sensação térmica no Rio Grande do Sul varia entre -16º C e 46ºC 48ºC, esta última registrada em Porto Alegre, em dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário