terça-feira, 24 de julho de 2012

Fotos do dia 17 de julho de 2012

Ângulo de cima, folhas queimadas pelo sol do último verão.

Em local protegido da geada.

    Reparem que a exposição ao pleno sol, no último verão, afetaram as folhas. Embora hajam queimaduras a palmeira já pode suportar o sol pleno, mesmo com algumas lesões na folha. Vale destacar, que desde maio, quando a planta chegou até mim, ela se encontra em meia sombra, com sol apenas das 13 horas às 15 horas, aproximadamente.

domingo, 22 de julho de 2012

Fotos do dia 14 de maio de 2012





O espeto da palmeira ainda não chegava a alcançar o ponto mais alto da estufa

O espeto atualmente mede 104 cm, acredito que nas fotos acima o espeto media em torno de 86 cm.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CLIMA DA REGIÃO ONDE A PALMEIRA É CULTIVADA E SUA LOCALIZAÇÃO

    LOCALIZAÇÃO  
 
     Porto Alegre é a Capital do Estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Tem uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande afluente, o Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

  CLIMA

    O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido (Cfa, segundo Köppen), tendo como característica marcante a grande variabilidade. A presença da grande massa de água do lago Guaíba contribui para elevar as taxas de umidade atmosférica e modificar as condições climáticas locais, com a formação de microclimas. O contínuo processo de cobertura da superfície do terreno por edificações e calçamento também gera microclimas específicos, observando-se até 4°C de variação térmica nas diferentes regiões da cidade. As chuvas são bem distribuídas, com a média anual permanecendo em torno de 1.300mm. Segundo a BBC Weather o mês mais chuvoso é setembro, com média de 132 mm, e o mais seco é novembro, com 79 mm. Janeiro e fevereiro têm a temperatura média mais alta do ano, chegando a 31°C, e junho e julho a mais baixa, com 9°C. Contudo, outras fontes dão dados diferentes. A umidade relativa do ar média é de 76%. A ocorrência de neve é muito rara, mas as geadas ocorrem algumas vezes durante o ano.
    
     O Estado do Rio Grande do Sul, , que faz divisa com Argentina e Uruguai, abrange as quatro estações do ano, em que pese haja grandes oscilações de temperaturas, que acabam gerando dificuldades em se definir a estação, ou definindo-a, nem sempre o clima condiz com a mesma. Este ano (2012), por exemplo, o inverno teve máxima de 30ºC.
 -------------------------------------------
_Média de 19,5ºC._


*Outono (março a junho/julho)
Entre 10ºC e 25ºC.
*Inverno (junho/julho a setembro)
Entre 2ºC e 20ºC.
*Primavera (setembro a dezembro)
Entre 15ºC e 30ºC.
*Verão (dezembro a março)
Entre 25ºC e 35ºC.

----------------------------------------------

Extremos climáticos e tempo severo 

     As temperaturas extremas podem chegar a -4ºC e 40ºC, porém, sendo fatos isolados. As chuvas, ás vezes, fogem a normalidade e podem chegar a 100 mm em uma hora, ou 50 mm em um dia, o que acarreta alagamentos em alguns pontos da cidade. Um dos fenômenos ocorrentes no Rio grande do Sul é o El Niño, como consequência são notados enchentes em certos pontos. O furacão Catarina é outro fenomeno já presenciado pelos gaúchos, porém é ocorrência rara. Outro fato natural já presenciado são os tornados, porém nos últimos anos não há registros.

Desenho da geografia de Porto Alegre.
        Eventualmente há temporais e registros de ventos que chegam à 100 km/h. Ventos fortes acontecem todo o ano na região, inclusive em Porto Alegre, com fortes rajadas. Por fim, a sensação térmica no Rio Grande do Sul varia entre -16º C e 46ºC 48ºC, esta última registrada em Porto Alegre, em dezembro de 2012.

sábado, 7 de julho de 2012

MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM

Continente Australiano.
          Origem da palmeira: Ilha Nova Caledônia, Continente Australiano.
Mapa Nova Caledônia
        Nova Caledônia é um conjunto de ilhas da Oceania situado na Melanésia, alguns graus a norte do Trópico de Capricórnio. É anexado à França e não um território de ultramar, sendo assim parte do território Francês, entretanto tem status de pays d'outre-mer (país ultramarino) desde 1998. Encontra-se situado no Continente Australiano (Oceania) a 1500 km a leste da Austrália e a 2 000km a norte da Nova Zelândia. 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Relatório II - Nova Palmeira.

        Estas fotos postadas são referentes a palmeira chambeyronia macrocarpa que adquiri. Todos os relatos daqui para frente serão baseados nesta palmeira. No decorrer de sua evolução irei consignando no blog as experiências armazenadas com o tempo, bem como novas fotos.
Foto tirada em junho de 2012

Foto tirada em fevereiro de 2012 - FLORICULTURAGIGANTE.
     Desde fevereiro até julho, o espeto prossegue em seu desenvolvimento. Atualmente o espeto mede aproximadamente 1 metro de altura. Outro fato notado é a paulatina curvatura do espeto, que até certo ponto cresceu quase reto. Em 2 meses o espeto cresceu em torno de 13 14 cm.
         Com referência ao clima subtropical, a planta vem se adaptando bem, visto que ela foi trazida de Corupá em Santa Catarina, em local com clima quente e propício a criação de palmeiras, em pleno sol. Vale lembrar que a partir de junho, a temperatura no RS é baixa, chegando a 0ºC e com geadas.

foto tirada em maio de 2012.

         Em junho ocorreu geada em Porto Alegre, porém com o espeto menor era possível colocá-la na estufa. Hoje, dia 06/07/2012, é inviável tentar colocá-la na estufa, visto que seu espeto está mais alto que a própria estufa. Neste Domingo há previsão de geada, coloquei a palmeira sobre uma proteção, uma cobertura. Entretanto, acredito que ela resista à geada, embora certamente poderá sofrer algum dano.
             Esta palmeira tem em torno de 1,4 metros da base do tronco até a ponta do espeto.
         Por fim, fico na espera pela abertura da primeira folha  dela, desde que a palmeira está sob os meus cuidados.

Enquadramento das folhas, fevereiro 2012 - FLORICULTURAGIGANTE.