segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

HASTE QUEBRADA

ponta da haste (espeto).

ponta da haste (espeto).

ponta da haste medindo o máximo de 4 cm.

      Ao chegar em casa, no dia 20 de novembro, deparei-me com a haste da palmeira quebrada. O espeto perdeu 4 cm da sua ponta. É interessante analisar a anatomia, bem como, futuramente como se desenvolverá e se abrirá a folha. Com base nas fotos acima, é possível enxergar a ponta da haste, que ainda está em desenvolvimento, com várias ramificações internas. 

            



             
 
         Todas as fotos são do dia 20 de novembro de 2012. A palmeira continua se desenvolvendo naturalmente. Acredito que a folha se abrirá em fevereiro.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ONDE ENCONTRAR NO BRASIL



      Conforme exposto no mapa, em verde, estão pintados os Estados na qual é possível encontrar a Chambeyronia macrocarpa. Desta forma segue a identificação da numeração dos Estados selecionados:

14- Espírito Santo;
3- Rio de Janeiro;
1- São Paulo;
6- Paraná;
9- Santa Catarina;
4- Rio Grande do Sul.

          Entre estes, é possível citar como expoentes, no cultivo de tal palmeira, São Paulo e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e Paraná, não há registros de empresas ou pessoas que trabalhem com a sua venda. Acredito que haja outros Estados com a presença da Chambeyronia macrocarpa, porém, neste sentido, não há nenhum indício ou prova até o momento.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

BIBLIOGRAFIA


   Neste texto pretendo elencar algumas fontes de conhecimento sobre a palmeira Chambeyronia macrocarpa. Esta palmeira por ser rara e há pouco tempo difundida pelo mundo, não tem muitos estudos específicos, bem como livros e artigos. 

     Primeiramente, entre os livros existentes posso citar o "The Encyclopedia of Cultivated Palm", segunda edição, além de trazer uma variedade de palmeiras exóticas, com ótimas fotos e descrições, pode ser considerado um dos melhores livros sobre palmeiras da atualidade. Seus autores são Robert Lee Riffle, Scott Zona e Paul Craft.



     Outra fonte interessante é o exemplar científico "An introduction to the palms of New Caledonia", volume 44, em suas páginas 132-140. Inclusive, este é referência na biografia do livro anterior. O autor destas páginas é o grande cientista Jean Christophe Pintaud, datada de 2000.

       Livro do mesmo autor Pintaud, datado de 1998 é "The Palms of New Caledonia", que como o próprio título sugere, leva o leitor a conhecer as palmeiras da Nova Caledônia, entre elas a Chambeyronia Macrocarpa. Este é um livro referência, sendo Pintaud um dos poucos autores a estudar esta palmeira exótica.


     Por fim, visto não ter conhecimento de nenhum livro em português sobre a Chambeyronia macrocarpa, deixo como grande dica a enciclopédia citada no início do texto, pois é um livro que já tive a oportunidade de ler, e que além de ser atual, realmente vale a pena adquirir.