segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fotos do dia 15 a 18 de Agosto de 2012

 

 

     Estas primeiras quatro fotos são do dia 15 de Agosto. Reparem que as fissuras no espeto aumentam paulatinamente. Logo a baixo podemos analisar outras quatro fotos tiradas no dia posterior, dia 16 de Agosto:

 

 

      As fissuras, além de aumentarem, multiplicaram-se por diversas partes do espeto. A taxa de crescimento do espeto progride a cada dia. As temperaturas estão regulares, entre 30 e 16 graus. Além disso, nas fotos tiradas no dia 18 de Agosto, pela madrugada, é possível notar a diferença de tom avermelhado da frente e do verso da folha, tendo a face da folha um tom mais forte/brilhoso, e a parte posterior um tom claro/fosco:

foto superfície frontal
foto superfície posterior
      Por fim, no dia 18 de Agosto, pela tarde foram tiradas novas fotos, nas quais é possível notar a paulatina evolução do espeto:

 

 

 

    Hoje, dia 20 de Agosto, por volta das 23:00, foi feita a última medida do espeto. Este está medindo 120 cm, ou seja, 1,20 m de altura. Note que doa dia 13 até dia 20 o espeto saiu dos 114 cm, para os atuais 120 cm. Uma evolução de 6 cm em 7 dias, sendo que pelo menos, nos últimos 3 dias, pelo menos, a evolução foi de 1cm/dia.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fotos do dia 13 de Agosto de 2012

foto 1
foto 2


foto 3
foto 4

palmeira vista de cima.

    O espeto está medindo 114 cm de altura. Nos últimos dias, acredito que seu crescimento foi de 0,5cm/dia. No dia de ontem, dia 12/08, apareceu a primeira abertura da nova folha, já é possível visualizar um vermelho bem escuro e intenso. Hoje, já há dois locais distintos de abertura da folha, um no meio do espeto e outro na ponta (fotos 1, 2 e 3). Nos próximos dias já será possível registrar a folha vermelha surgindo.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fotos do dia 06 de Agosto de 2012




     O espeto encontra-se com 110 cm de altura. Acredito que neste mês a folha abrirá. Já há algumas escamações, ou seja, pequenas aberturas e descolamentos no espeto, pois este não se encontra completamente liso.
      Além disso, os climas mais altos e o quase fim do inverno e frios rigorosos, fizeram com que a planta saísse do seu estado de quase dormência. Outro fator que entendo ter contribuído foram as chuvas e umidade do ar alta.
     Por fim, a planta se adaptou bem ao frio deste inverno, e certamente irá crescer com mais velocidade nos próximos meses. Como o sol é muito forte no verão, e esta palmeira se adapta bem à meia-sombra, farei uma conbertura de sombrite preta para evitar danos às futuras folhas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fotos do dia 2 de Agosto de 2012



       
     Espeto com 107 cm. Estamos, agora, chegando ao fim do inverno, as temperaturas ambientes já estão elevadas, por exemplo, hoje o clima esteve entre 14ºC e 30ºC aproximadamente. Acredito que o espeto já deva ter seus 8 meses, e ainda não abriu a folha.